Wednesday, January 25, 2006

matéria jornalística feita com desleixo

Que verdadeira merda a matéria da Veja sobre "traicão virtual". Rasa, superficial, preguiçosa, banal, estúpida. Matérias assim colaboram para o incentivo de mentalidades tortas, machistas, aprisionadoras da alma, conservadoras ao extremo e ignorantes. A internet é uma máquina maravilhosa de informacão e troca... e a comunicação com outras pessoas é complexa desde que a gente se entende por gente. A internet é mais uma forma de comunicação. A matéria poderia ser sobre o tempo que se gasta com isto, sobre a sensação de se estar perto de uma pessoa fisicamente, mas, na verdade estar mais perto da pessoa que se comunica virtualmente com você, por exemplo. É um assunto tão atual, tão presente, tão importante e tão altamente complexo que deveria ser tratado por filósofos e psicólogos. E, se for pra se fazer uma matéria jornalística comportamental, deveria ser feita através de entrevistas com pessoas interessantes e não estes bossais que terminam o casamento, proibem a comunicação virtual do parceiro ou supervisionam obsessivamente a vida do outro. A curiosidade existe sim. Ciúme existe também, mas não é privando o ser de maravilhas tecnológicas que se resolve o assunto. Isto é fascismo privado. Se existe a possibilidade de comunicação com o mundo, a possibilidade de fazer novos amigos, cada um e todos nós devemos fazer o exercício de utilizar isto a nosso próprio prazer. Cada um sabe seu limite e , se não souber, talvez vá saber um dia ou outro, assim como em qualquer outra situação "real". E não adianta separar as coisas, a realidade inclui completamente a virtualidade.
Proibir a pessoa de se comunicar pela internet , ou supervisionar tudo que se é dito lá, é quase como tentar controlar os sonhos da outra pessoa. Tudo bem, estou exagerando, uma coisa é consciente e outra é subconsciente, mas, cada sabe o que faz...

Bom, nem sempre o ser humano tem bom senso e não é a toa que existem as leis, para limitar quem não percebe o limite do indivíduo na civilização.

O código civil vai incluir cada vez mais leis relacionadas a internet. E a matéria poderia , por exemplo , ir mais fundo neste assunto.

E, até onde eu sei, pelo menos as ondas de comunicação não são prejudiciais ao meio ambiente. Então, nada melhor, natureza e muita comunicação, informação e troca entre as pessoas.


A monogamia é um mistério. Por que desejamos?

O documentário sobre pinguins é o maior sucesso nos EUA, depois de Michael Moore... todos querem entender a monogamia do pinguim, pra ver se entendem o desejo de monogamia no ser humano. Algo está errado, mas, também não sei exatamente o quê.

A minha revolta em relação à reportagem é porque o assunto me interessa e foi tratado com desleixo. Um absurdo, por ser num canal de informação tão potente como esta revista que lhes é citada. Mentalidade de extrema direita tomando conta e alastrando seu vírus pela sociedade brasileira.

Daniela Pinheiro é o nome da jornalista que não teve tempo ou disposição pra pesquisar melhor sobre o assunto.