Tuesday, December 06, 2005

Enrique Diaz na França

Quanto tempo não escrevo!
Bom, passei por um período de viagens por terras francesas. O teatro brasileiro tem sido valorizado por lá. Principalmente o teatro feito por Enrique Diaz, com merecimento. Ele é dos melhores daqui mesmo. Puta cabeça e senso de humor. Ele e Mariana Lima, mulher dele, atriz maravilhosa, criadora de grandes impulsos criativos. E a Cia dos Atores, companhia que trabalha com ele há 15 anos, também responsável pelas conquistas.
Fui com o Coletivo Improviso, grupo que se uniu lá pelos anos 2001 / 2002 / 2003, com a idéia de treinar improvisação de teatro e dança, incentivados por este casal incrível que acabava de voltar de um intensivo em NY com Anne Bogart, diretora americana, que trabalha com a técnica dos View Points e Susuki.
Fomos pra França pela quarta vez com o espetáculo " Não Olhe Agora ", dirigido por Kike e Mariana . Fizemos ano passado na "Ferme du Buisson", a vinte minutos de Paris, depois no "Festival de Teatro de Rua de Aurillac", e este ano na "La Filature" em Mulhouse, e agora na "Menagerie du Verre", em Paris, no "Festival Pazzapaz" em Marseille e no "Teatro du Maillon" em Strasbourg. E foi uma delícia, um sucesso.
Somos uma média de quatorze pessoas gostosíssimas e por onde passamos movimentamos os ares positivamente. Interferimos na arquitetura que nos é apresentada e rimos e fazemos rir e choramos e fazemos chorar... é bom... tem sido bom...
"Ensaio. Hamlet" também arrebentou no "Festival de Outono" em Paris, simplesmente o Festival de Teatro mais fodão da França ( e do mundo ). Um homem tentou me explicar sua sensação ao assistir, falava coisas como, "... é uma aventura, uma sensação de liberdade e também é coisa séria, conta-se a história... " enfim, não são as palavras dele, mas, a sensação que dá é que o Kike e todos os que participaram da criação desta peça, ( me incluindo como assistente de direção ), mas, principalmente o elenco: Fernando Eiras, Felipe Rocha, Marcelo Olinto, César Augusto, Bel Garcia, Malu Galli - substituída por Susie Ribeiro, conseguiram criar um belo trabalho baseado em um texto clássico. A pressão é grande.
"Paixão Segundo GH", da Clarice Lispector, também foi um sucesso.
E o velho Melodrama, da Cia dos Atores e Filipe Miguez, outro.
Valeu!

3 comments:

  1. Anonymous1:09 pm

    Muito legal toda a viagem. E que bom que esses trabalhos tão legais que pude acompanhar aqui no brasil estão fazendo sucesso lá fora. Que muito sucesso por aí... bjos

    ReplyDelete
  2. pois é... tomara que esta galera toda tenha incentivo em todos os sentidos pra continuar trabalhando neste ano... você trabalha com teatro?

    ReplyDelete
  3. Anonymous12:46 am

    trabalho sim... e sou fã do seu trabalho. Ja assisti 2 vezes peça sua. Uma vez durante A Falta, no parque lage, vc veio me contar a história do seu brinca que vc tinha ganhado e que só tinha um e só usava um mesmo... Vou sempre ficar de olho no que faz hem... Vc vai longe. Bjos

    ReplyDelete