Thursday, October 20, 2005

Quando as pessoas se expressam

Fui Ver "Ovo Frito" em 20 de outubro, acho, direção de Moacir Chaves, texto de Fernando Bonassi, com Alessandra Colassanti , Julia e Luciana... sou ruim de sobrenomes. Achei bom. É quase uma leitura interessante dos próprios pensamentos, porque é tão atual e tão sobre todos nós e sobre o que estamos vivendo... que acabamos nos identificando... e que... e que - o texto abusava dos " e que 's " -
... e que... o consumismo capitalista é a única promessa de um mundo melhor - pelo menos é o que interpretei de um dos trechos do texto - hoje em dia todos desejam a mala de dinheiro, porque, tendo ela, a vida pode ser melhor, é como se a mala de dinheiro fosse a promessa da "vida eterna". Merece reza e comportamento específico pra se conseguir.
Merece escravidão, mesmo que disfarçada, merece tramóias e hipocrisias, merece que VOCÊ decida viver o dia a dia pra tê-la.
... a mala de dinheiro... quem não quer a mala de dinheiro?
... o céu passou a ser aqui e a "religião / sistema " prega agora que o cidadão deve desejar a mala de dinheiro ( honesto ).

O interessante é que Bonassi escreveu este monólogo, antes do fato ocorrido em Brasília.

Mas, o monólogo que mais gostei foi o interpretado por Leca, Alessandra Colassanti, que eram só perguntas. Leca é hilária, determinada, chique, alto astral, inteligente.

A producão da peça também é das meninas, ou melhor, mulheres, o que também me agrada e muito. A gente tem que fazer pra acontecer.

A direção do Moacir, no entanto, achei muito parecida com a direção de "Utopia", peça que ele mesmo dirigiu há pouco tempo atrás, no Planetário, que quem fazia era Dani Barros ( lindamente - e não é pra menos, ela é uma das melhores atrizes da nossa geração ) e Maria Clara Gueiros e Alessandra Maestrini. Ele se repetiu fazendo as atrizes falarem chorando, rindo ou de tal e de tal forma...
A composição do elenco também era parecida. Três mulheres, um texto escrito por um homem, cheio de informações políticas que tem a ver com a atualidade.
Apesar de que o texto de " Utopia " era aquele velho texto que a gente aprendia na escola, do inglês, olha o nome falhando de novo...

Vou vir com um post anexo depois só com as informações que faltam.

Enfim, é o texto da Ilha da Utopia, basicamente a primeira vez que se ouve falar esta palavra. Thomas...?

O mais interessante da proposta de " Ovo Frito " é que depois do texto do Bonassi, no segundo ato, acontece um debate, e todos os personagens que foram sugeridos na peça em formas de fala e intenções viram realidade, pois o público, que estava assistindo, toma a palavra e se manifesta. É muito interessante ver a diversidade ( limitada, claro, é a zona sul carioca, mas, não deixa de ter uma pequena diversidade ali ) articulando.

O debate depois da peça de teatro é perfeito. Meia hora de peça, meia hora de debate, dobradinha das boas. Teatro é encontro. Teatro é política. E é gostoso ouvir e tentar falar. É gostoso exercitar a palavra falada em grupo.

1 comment:

  1. Anonymous10:06 pm

    amadaaaaaaaaaa!! q louco, encontrei esse post seu agora! 300 anos depois! por coincidência! adorei! a bailarin atb tem um blog , apareça por lá qd puder! bjssssssssssssss e ar de paris p vc flor!
    bisous amour lecá

    http://abailarinadevermelho.blogspot.com/

    ReplyDelete