Monday, June 22, 2015

Roma anagrama de Amor

BEL RECITA UMA POESIA
Então, hoje é domingo, vamos ver um filme?

Ele queria ver "gente morrendo".
"Gente morrendo", ele repetia...
e eu pensava na frase do Nelson Rodrigues que dizia que é no palco que temos que ver assassinatos e putarias para satisfazer nossos instintos mais selvagens...

E tinha lido no jornal a frase do Anibal, que se matou com um veneno que carregava em seu anel, deixando uma carta assim:
"Finalmente livrarei os romanos da minha ansiedade"

E eu ansiosa.

Quer dizer, quem não tem acesso à indústria farmacêutica contemporânea
ou à algum tipo de arte catártica sai por aí extravazando os instintos mais selvagens como?

Ligamos o filme.
E foi me dando o mesmo desejo que ele...ver "gente morrendo"...
De repente me senti como se estivesse vendo um musical.
Sabe um musical onde as cenas são só passagens entre uma música coreografada e outra.
Pois, eu estava assim, querendo que as cenas de papinho passassem rápido para ver mais " gente morrendo"...

E aquilo me deu uma fome louca
e eu gritava e me encolhia...
Nossa!Foi catártico...

Que loucura é esta, meu Deus?
E ele fala que é louco pela história de Roma...
Pelas matanças
Pelas estratégias de Guerra
Me explicou  a estratégia do cartaginês

Anibal ganhou dos romanos que tinham um exército de 83 mil homens,matando todos eles
e ele tinha aproximadamente a metade de homens apenas.
ele deixou que os romanos avançassem
e os cercou por todos os lados...

A frase: "Anibal nos portões" ainda é usada na educação das crianças na Itália...

Quem já foi imperador sabe.
Até tu, Brutus?
Quem já foi imperador tem medo de ser traído por seu maior amor.

Eu não sei quem sou nesta história,mas
Roma me dominou e eu morri.
Cercada por todos os lados.

O anagrama de Roma é Amor. O Amor me matou e meu império foi todo dominado.
Mas "livrarei os romanos da minha ansiedade",
tomando ansiolíticos e esquecendo a tal lenda do anel.

Fechem os portões.
A cidade antes aberta agora está em chamas.

Voltarei à Grécia como escrava de um poeta carioca.
Escravas na Grécia não são mulheres
São objetos
Objetos não amam

Dentro de mim apenas uma negra que sabe sambar para levar a vida.

Deixarei de lado as invasões norte-americanas ao meu subconsciente
A fixação no tal anel...
A idéia de amor romântica dos filmes holywoodianos dos anos 50...
O casamento...
Querer crescer os peitos com leite romano...
Ter pequenos imperadores em casa...

Eu poderia me matar por um anel de casamento e deixar uma carta dizendo: 
“ finalmente livrarei os amores da minha ansiedade”

ou

sobreviver comendo migalhas de tapioca e ficar feliz em ter uma filha de nome Manu
Nós somos apenas nobres plebéias cercadas de afeto por todos os lados.

E noutra vida fui enfermeira de guerra.
Adoro cuidar dos outros
Só preciso aprender a cuidar mais de mim
e cuidar de mim significa cuidar da minha filha também

e criar.

No comments:

Post a Comment